quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Indecisão

“Toda a gente há-de ter notado o gosto que têm os gatos de parar e andar a passear entre os dois batentes de uma porta entreaberta. Quem há aí que não tenha dito a algum gato: «Vamos! Entras ou não entras?» Do mesmo modo, há homens que num incidente entreaberto diante deles, têm tendência para ficar indecisos entre duas resoluções, com o risco de serem esmagados, se o destino fecha repentinamente a aventura. Os prudentes em demasia, apesar de gatos ou porque são gatos, correm algumas vezes maior perigo do que os audaciosos.”
Victor Hugo, in 'Os Miseráveis'

Hoje em dia, a indecisão é um fenómeno que está indiscutivelmente presente nas nossas vidas. Toda a gente já esteve numa situação de hesitação, da qual lhe custou muito sair. Por vezes a escolha torna-se difícil e a dualidade entre a prudência e a audácia permanece bastante tempo a consumir-nos o pensamento. Devem estar a pensar por que razão me dou ao trabalho de analisar este problema, mas é tão simples como ter aulas às 8:30 da manhã. É verdade, todas as manhãs fico indeciso se me hei-de levantar da cama ou simplesmente ignorar o mundo. Acabo sempre por me levantar da cama, o que acaba por ser bastante aventureiro, dada a situação actual das escolas portuguesas.

Bem, deixando-me de parvoíces, fico agora a pensar nas características que compõem um indeciso. Curiosamente, o indeciso é sempre o mais perseverante nas suas escolhas, pois, dado o seu pavor do estado de hesitação, quando toma uma decisão, leva-a até ao fim, uma vez que teme só de pensar em voltar atrás e ter que tomar uma nova decisão. Por outro lado, o indeciso é também mais rápido e eficiente, uma vez que quer a todo o custo executar a decisão tomada para não ser induzido a desistir e voltar ao processo de hesitação.

Ufa! A angústia da indecisão é tanta que até cansa escrever um texto sobre o assunto. Começo agora a duvidar se não deveria ter escrito um texto sobre outro tema. Se calhar tinha mais interesse. Sim, definitivamente era melhor. Não, este está bom. Sim, fiz bem. Oh, talvez tenha errado. Mas eu acho que fiz bem…

SIM,

NÃO,

SIM,

NÃO,

AHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH! A indecisão é tão fatigante...

5 comentários:

Anónimo disse...

André André, realmente tinhas razão.

Este blog vai ser util para melhorares a tua escrita =Pp

Falando agora realmente a serio, é um texto de opinião com tendencia de tentativa ao humor. Continua a tentar =Pp Aha *

FAR disse...

depois de uma deliberada deliberação sobre a indecisão de fazer ou não fazer, ser ou não ser,(quase que cito shake sem querer) decidi postar, aqui, um comentario, só para que saiba que escrever sobre indecisoes é muito complicado e terão assunto para escrever todos os dias.

estão avisados, e fiz o meu papel.

B disse...

ola queridos!
O texto ta relativamente engraçado.
beijinhos pros dois!

B disse...

1º Não fui eu que escrevi o comentário de cima!
2º Não gosto do texto! Para além de estar super confuso, não tem piada nenhuma!
Ainda tens muito que aprender, mas dia quiçá hás-de conseguir portanto continua a tentar!! ahah
XAU xau minha febrinha bouazudaaa!

B disse...

*um dia