terça-feira, 1 de setembro de 2009

Tecnologia




Descobri há uns dias atrás que a tecnologia anda a fazer das suas. No outro dia, pensava eu na minha inocência, fui para um normalíssimo almoço de família, daqueles em que os mais jovens ficam numa mesa a falar sobre séries de televisão e novas estreias cinematográficas e os adultos ficam noutra a discutir assuntos de política até à exaustão.

No entanto, para minha surpresa, não foi nada disso que se passou. Assim que cheguei, houve logo um membro da família que me perguntou entusiasticamente “Queres ser da minha máfia?”. No início estranhei a pergunta e pensei para com os meus botões “Meu Deus, esta família enlouqueceu de vez!”, especialmente por se tratar de uma família repleta de magistrados que, de um momento para o outro e com a maior naturalidade possível, falavam de armas e assaltos como se da vida deles se tratasse.

Passado o susto inicial lá perguntei o que era aquilo da “Máfia”. Ao que parece, e pelo que me explicaram, é um jogo do Facebook que se chama “Máfia Wars” e que todos começaram a jogar. É verdade, o Facebook apoderou-se da minha família, sem eu me aperceber minimamente. Está tudo viciado num jogo sobre gangs e assassinatos e não falam noutra coisa além disso.

Curioso, no dia seguinte, quando cheguei a casa, lá fui ver como funcionava o tal jogo. Já tinha ficado em choque quando soube que a tecnologia tinha chegado até à minha família (e eu que nem tenho Facebook!), mas assim que vi a minha tia com o nickname de Don Júlio, não aguentei e a depressão abateu-se sobre mim.

Como foi possível deixar isto acontecer? Estava tudo tão bem! Duas mesas, duas gerações e dois temas de conversa. Receio fortemente que qualquer dia terei de ser eu a informá-los sobre a data das eleições ou a comprar os jornais lá para casa. Sim, qualquer dia vão ser os filhos a impor horários para os pais estarem no computador ou a ver televisão. Ainda vai chegar a altura em que vou ter de pensar em castigos e a dizer “Vai já para o teu quarto estudar. Ficas sem Internet e sem televisão no próximo mês!”

O bicho-de-sete-cabeças que era o computador e a Internet para os mais velhos, deixou de o ser. Já lá vai o tempo em que a minha mãe me perguntava como se ligava o computador. A tecnologia deixou de ser somente acompanhada pelos mais jovens. É uma realidade e temos que nos habituar a ela. Mas, já que os almoços e jantares de família não vão mais voltar a ser o que eram, só espero não ter de passar o Natal com a família através da webcam! Não seria capaz de perder a tarefa de construir o presépio ou de enfeitar a árvore de Natal. Faz parte da tradição! Que horror, qualquer dia a minha avó ainda me vai apelidar de conservador só por dizer isto.

A maioria das pessoas ficaria contente por ter uma família moderna que percebesse destas coisas, mas essas pessoas não sabem do que falam. Cada qual no seu lugar! Era tão bom falar sobre o youtube sem que ninguém percebesse. Mas agora é totalmente impossível. Quando descobrirem o Twitter ainda me vão ouvir dizer “Epá, sou novo de mais para isso”. Antigamente diziam bem de um adolescente se ele soubesse falar sobre política e sobre o estado do país. Hoje em dia, já nada disso interessa. Se eu demonstrar à minha família que consegui atingir o top 10 num jogo online, tenho a certeza que ouvirei mais do que um comentário do género “sim, senhor…este puto vai longe”.

As gerações são cada vez menos distintas e é cada vez mais difícil controlar o poder que a tecnologia exerce sobre as nossas famílias. Estejam atentos porque qualquer dia pode ser o vosso pai a pedir-vos uma playstation como prenda do seu aniversário!

2 comentários:

Catarina. disse...

Podes remar contra a maré, oh suposto conservador, mas acabas por te deixar levar!

Já tens conta nesse jogo !

Mas sim, de facto, é impressionante o poder que a tecnologia tem. Primeiro estranha-se e depois entranha-se!

Até mesmo os mais relutantes, se deixam levar!

Quem pode resistir?
Beijinho*

Inês MV disse...

eheh Grande texto andrézinho! Olha para teu contentamento tens em mim um apoio, (sim, eu tenho facebook mas sou a ÚNICA na família que ainda nem sequer jogou o mafia wars, e ainda bem!).
Estou ansiosa pelos dias de Natal em que montamos o presépio e enfeitamos a árvore,...Esses dias felizmente farão sempre parte de nós e das nossas tradições.
Um grande beijinho, Tit's!