segunda-feira, 10 de maio de 2010

pedra filosofal.

Hoje foi um dia cinzento, como tantos outros dias o são. E não seria um dia nada mais que cinzento não fosse o cinzento do dia. Uma coisa é ser um dia cinzento e outra é ter cinzento no dia. Quando se tem cinzento no dia é porque não houve brilho suficiente.


Hoje deixei a porta da câmara secreta entreaberta e parece-me que os avanços na descoberta da pedra filosofal se retraíram. E esta pedra filosofal não é só uma pedra. É a minha pedra. A mais bonita das que até hoje já vi e a que mais me fez estudar, pensar, esboçar, barafustar de um modo totalmente afortunado. E esta minha pedra ainda não está bem descoberta e muito menos está sequer definida em si. Além de saber que estou a projectar a felicidade num amanhã, através e com ela, não sei bem o que pode ser este meu tesouro.

Na minha câmara estavam outras coisas também… Havia o saco dos valores conquistados e a prateleira de princípios ensinados pelo mundo. Havia os sonhos do mundo melhor, os planos para o mundo perfeitamente correcto e os projectos de como transformar os mutantes andantes e falantes deste sítio onde vivemos em pessoas do mundo e para o mundo. A acrescentar estavam também os tesouros já limados, afincadamente polidos e devidamente emoldurados.

Porque é que só a minha pedra pequenina e incompleta teve que cair? Ou foi o vento? Não, nunca é o vento. O vento só sopra, não transforma as pedras em pó nem deixa que os planos para as ter serem amachucados.

Até já pensei em não me importar. Em esquecer a pedra e em ignorar no que ela iria, possivelmente, resultar. Chorava uns dias a sua perda, sentia a sua ausência e tentava deixar que a vida me mostrasse outra pedra bonita. Mas quem me diz que haverá outra pedra bonita? Quem me diz que haverá uma pedra que me faça saber o que está me fez? E quem me diz que eu só choraria uns dias, só sentiria a sua ausência de ânimo leve?

Já pensei em correr atrás de quem a levou, perguntar onde a deixaram e depois trazê-la de volta.

Já pensei em recomeçar. Se eu gosto dela e se acho que ela vale a pena… Se eu não perdi tudo o que ganhei dela… Se eu acho que vivo melhor com ela do que num mundo em que ela não exista…

A minha pedra filosofal é muito mais que qualquer outra pedrinha mágica. Além de ser a minha é a que eu quero ter. E não é contraditório em si querer algo que é meu, porque já vive no meu mundo.

E agora, antes que me fuja mais alguma coisa vou tentar fechar a porta da câmara secreta e voltar ao meu plano, com o caderno de apontamentos na mão, com os ouvidos a tentarem aprender o ritmo, com os olhos fixos no infinito que é nosso e com a vida presa nos limites que separam a existência da vida.

5 comentários:

Gena disse...

Bé, nunca percas essa pedrinha, pois ela pode ser o elo de ligação para a felicidade...Corre atrás dela, como se não houve amanhã.
Lembra-te ela pode ser tão especial como a tua propria vida...
E não me posso alongar mais.
BJinho*
Adoro-te SEMPRE

Gena disse...

Bé, nunca percas essa pedrinha, pois ela pode ser o elo de ligação para a felicidade...Corre atrás dela, como se não houve amanhã.
Lembra-te ela pode ser tão especial como a tua propria vida...
E não me posso alongar mais.
BJinho*
Adoro-te SEMPRE

Ana Lucas disse...

Por mais que nos peguemos a alguma coisa deveremos sempre pensar se a deveremos aprisionar... será que devemos querê-la só para nós?
deveremos nós ser egoístas?

será que é mesmo o caminho para a felicidade?

O hoje é algo momentaneo... o amanhã... não se sabe! ;)

beijinho enorme*

SparkingMind disse...

"O que é nosso as nossas mãos virá parar"
Deixa as coisas livres.. voltam se forem realmente tuas. Recomeça. Reconstrói. Se resultar, então é porque o caminho certo era realmente esse.

Texto fantástico, como sempre! (:
LY*

Renata disse...

Minha linda, há sempre outra pedra tão ou mais bonita que a que já tivemos!
Ao caminhares na estrada da vida, olha para o chão e para os lados.
Aí pode estar a mais bela das pedras, que podes não ver ao passar por estares demasiado concentrada a admirar a tua.
ESSA que tu tens (ou tinhas), não é com toda a certeza a mais bonita, a mais perfeita, nem a mais resistente!!! Mas se achas que vives melhor com ela do que sem ela... vai em frente. Bjkas