sábado, 14 de março de 2009

The first day of the rest of our lives



Ás vezes fico cansada… São sempre as mesmas pessoas todos os dias, nos mesmos lugares, fazendo as mesmas coisas, trocando os mesmos olhares e as mesmas palavras.
Tudo aquilo que hoje conheço já foi novo, mas as coisas novas só o são por um dia e aos poucos e poucos instala-se a monotonia, de tal modo forte que às vezes ligamos um automatismo que nos deixa de todo alienados do que nos rodeia que nos assemelhamos a corpos sem alma, agindo e repetindo, sem brilho, sem ânimo. Os dias somam-se, nada se altera e nós ficamos cansados, tristes, baços, sem vida…


São sempre dias iguais. Dias bonitos ou dias menos bonitos, mas iguais. Porque nem mesmo a chuva altera de maneira forte a rotina, só nos atrasa e impõe um resguardo e um guarda-chuva.

Porém, chegamos a um dia em que estala o verniz. Pomos, por necessidade, um ponto final no capítulo que atravessámos. Estamos demasiado fartos e cansados para grandes lutas e por isso o espírito rotineiro acaba por ir, deixando-nos entregues aos novos projectos.

Delineamos novos objectivos, propomo-nos a patamares mais elevados, prometemos dar o nosso melhor e desculpamo-nos das falhas passadas. Dizemos a nos mesmos que alcançaremos tudo o que devíamos ter alcançado e que desta vez tudo será diferente, tudo será melhor.

Ficamos felizes. Tudo ganha um brilho especial e os lugares, os rostos e as vozes antigas brilham como novas.

Ganhamos ânimo, vontade e coragem e fazemos coisas que nunca pensámos fazer. Fugimos da rotina, evitamos repetições. Dizemos tudo o que temos a dizer, ouvimos contentes tudo o que devemos ouvir, acenamos afirmativamente a todas as oportunidades que desta vez não deixaremos esquecer.

E assim, começa um primeiro dia do resto das nossas vidas.

AC’

4 comentários:

Andre Vidal disse...

A monotonia é mesmo muito chata...mas faz parte da vida. Mas cabe-nos a nós aceitá-la da melhor maneira e criar situações diferentes e especiais que nos façam esuqece-la,

bj gostei*

Anónimo disse...

começa por faltar as aulas pa quebrar a monotonia!

mas ya, tb me sinto assim, cançado!!

B disse...

Pra variar, um texto bonito. lindaa!! =)
*

B disse...

(João não é "cançado" que se escreve. é cansado! vem de cansar ;))