domingo, 8 de fevereiro de 2009

A insatisfação

A insatisfação é algo que infelizmente me acompanha permanentemente na minha vida. Por mais sucessos que tenha alcançado, aquilo que ainda me falta torna-se muito mais importante. Posso já ter conhecido muitos lugares, mas apenas penso naqueles que ainda tenho para conhecer. Posso ter uma boa família e um bom trabalho, mas sinto a necessidade de ter algo mais, sem saber exactamente o quê. Posso já me ter divertido muito, mas nunca o suficiente para me sentir realizado. A verdade é que nunca estou satisfeito. O que já tenho faz-me feliz, mas o que não tenho faz-me ignorar essa felicidade. E isto parece que nunca irá mudar.

De facto, tudo se prende com a atitude. Tudo gira à volta do copo meio cheio ou do copo meio vazio. Ou pensamos na metade que está cheia, ou pensamos na metade que está vazia. No entanto, tendemos sempre a olhar para a parte que está vazia e sentimo-nos insatisfeitos.

A insatisfação surge porque não somos capazes de aproveitar tudo aquilo que já alcançámos. Tudo se assemelha a uma simples corrida, na qual o que mais interessa é cruzar a meta e não o percurso por que passamos.

No entanto, apesar de termos consciência disso, a verdade é que passamos grande parte da nossa vida a cruzar essas metas, sem realmente aproveitarmos tudo o que se passa nos intervalos entre elas.
De facto, se aproveitássemos o que já alcançámos e tudo o que nos rodeia seriamos muitos mais felizes e satisfeitos. Porque não mudar essa atitude? Porque não começar hoje?

2 comentários:

Anónimo disse...

Nunca mais me digas que não consegues escrever um texto André!

Talvez pensemos sempre no copo meio vazio porque há sempre uma parte de nós que deseja mais, que ambiciona...

Mas como tu dizes, devemos dar mais importancia aquilo que temos, que conquistamos, e que nos permite ser felizes.. Devemos ser felizes ao mesmo ritmo das nossas conquistas.

Gostei do texto André, mesmo! *

Bjnhsss gdt' :D

B disse...

eu acho é que tu precisas de uma namorada pá!!