segunda-feira, 20 de julho de 2009

despertar.

Despertar

“O tempo passa. Mesmo quando tal parece impossível. Mesmo quando cada tiquetaque do ponteiro dos segundos dói com o palpitar do sangue sob a ferida. Passa de forma irregular, em estranhos avanços e pausas que se arrastam. Mas, lá passar, passa. Até para mim.”


Stephenie Meyer, Lua Nova.



É verdade. O tempo passa. E com ele passam as pessoas, passam os detalhes das recordações mais vulgares, passam mágoas, medos, incertezas, amores e dores incontroláveis.

Passar, passam. Mesmo que o facto de passarem não implique que realmente morreram e que seja “como se nunca tivessem existido”. Nem o tempo, pode apagar definitivamente qualquer acontecimento importante.

Mesmo às vezes, quando tentamos fazer com que passe rápido porque os segundos batem dificilmente, abrindo um fosso na plenitude.

Mesmo enquanto tentamos ignorar uma realidade e o fazemos todos os dias, o tempo passa. Penosamente. Num ritmo marcado, tic-tac, tic-tac, rotineiro, assustador. Infernal.

Mas passar passa. Não leva com ele o que queríamos que nunca tivesse acontecido, mas pelo menos diminui a frequência das lembranças penosas, ameniza o latejar da cabeça e deixa o peito doer raras vezes.

Passar, passa. E mesmo que não dê solução aos problemas, lentamente, deixamo-nos de os recordar tão firmemente, transformando-os numa vaga recordação ou numa memória insensível e cruel, quase como um impiedoso vírus crónico, sem solução, sem cura, sem aviso. Sabemos que lá está. Sabemos que mais cedo, mais tarde, dará sinais da sua presença.

Mas o tempo, passar, passa. E mesmo que não solucione o que pretendíamos, há-de trazer de volta as oportunidades que precisamos para o ignorar e aproveitar o tempo que resta, tentando, de algum modo, enquanto bate o tic-tac regular dos ponteiros, ser feliz.

Mas passar, passa.

5 comentários:

Carla marina disse...

Querida o tempo cura todos os males e mágoas...menos a morte (mas um dia qem sabe se isso tbm nao será contrariado) ....o tempo é uma medida tao relativa....passa rápido em momentos de felicidade e tao devagar em momentos dificeis (tirando nos testes q ate voa..tinha q haver exepçoes! e atao quando se vira alguém a dizer: "Despaxem-se que o pai tem fome!" este ate dispara loly;-D) loly....mas o tempo tbm nos ensina q a vida sao dois dias e q o q hj interessa amanhã ja se esqeceu....o tempo trás saudades....saudades de tempos perdidos, talvez da infancia ou para outros da semana passada...mas digo te a saudade nao se mede pelo tempo da ausencia mas pela importancia q tiveram durante um determinado periodo na minha vida (falo pessoalmente)! e dai q te adore...pois durante um ano, que é relativamente pouco tempo, conseguiste ter mais impacto e importancia q mtas pessoas durante 3, 4 ou mais anos.... bjinhos de qem nao te esqece nem q passem 100 anos eheheh...loly o tempo nem tudo vence e a minha amizade por ti menos ainda! ;-D

B disse...

Gostei muito do texto e acho que tens toda a razao! Há coisas que o tempo por mais longo que seja não onsegue apagar por tão importantes que foram!! E até pode suavizar dores e afins mas nunca as apaga. Ficam sempre, e no mínimo, pequenas recordações!! enfim.. está mt bom o texto, alias, como estao sempre=)


"Passar, passa. E mesmo que não dê solução aos problemas, lentamente, deixamo-nos de os recordar tão firmemente, transformando-os numa vaga recordação ou numa memória insensível e cruel, quase como um impiedoso vírus crónico, sem solução, sem cura, sem aviso. Sabemos que lá está. Sabemos que mais cedo, mais tarde, dará sinais da sua presença."

;)

*

B disse...

(ADORO-TE*)

Christiana disse...

Apesar do tempo passar eu nunca te vou esquecer, és uma pessoa especial, és uma amiga muito querida, e ainda por cima escreves textos muito bons. Gosto muito de ti!! Bjx

Flávia disse...

Passar, passa mas nunca será capaz de apagar aquilo que vivemos juntas, nunca poderá levar com ele cada minuto passado ao lado uma da outra, cada gargalhada, cada sorriso, cada lágrima, cada abraço, cada palavra dita no momento mais oportuno, até cada silêncio!
Passar, passa mas nunca será capaz de te levar do sitio onde pertences: o meu coração!
Nunca fará com que me lembre de ti e sabes pk? Pk para me lembrar de ti era preciso esquecer-te e isso nunca acontecerá!!
Adoro-te mais que muito e isso tempo nenhum conseguirá apagar...