quarta-feira, 1 de julho de 2009

Uhm?!

Hoje reparei num anúncio de televisão à Maionese magra. Salvo engano, referem que 72% das pessoas que provaram o novo produto nem notaram sequer a diferença de paladar entre a maionese normal e a magra.


Após uma rápida análise, conclui que o publico alvo desta publicidade seria:
· Pessoas que gostem de maionese!
· Pessoas que gostem de maionese mas pretendem manter a linha (ou corrigi-la) ou levar a cabo uma alimentação mais saudável.


Ora bem, assim, pensei para mim:
· A publicidade já não é o que era. Devem existir abusivas quantidades de indivíduos que não gostem de maionese (a minha mãe!) e que não são contemplados por esta publicidade. Um anúncio que se preze deveria, além de captar a atenção dos consumidores de maionese, atrair novos consumidores. Mas não, prefere dirigir-se a um público mais restrito.
· Além de não ser o que era, agora fazem-se publicidades por fazer. Vejamos: a maionese não é um ingrediente utilizado em grandes somas nem numa vasta quantia de pratos. Logo, não é um produto que consumamos (isto para quem consome, porque como já referi, nem toda a gente gosta de maionese!) em quantidades abusivas de frascos de cada vez que vamos às compras. Assim, para quem quer reduzir o peso ou manter a linha, irá realmente cortar nas raras calorias que ingere de vez a vez, com a maionese?
Claro que aqui podem usar o argumento “ah e tal, é mais saudável!” Está certo. É. Poderá ser. Mas será que o adjectivo “magra” se adequa ao preço? Ou pelo contrário pela fabulosa maionese magra pagaremos os nutrientes, ingredientes, proteínas, ácidos, gorduras e a componente “ ah e tal, é mais saudável”? Se for assim, talvez a maionese magra saia um pouco mais gorda que a não é magra!
E cá temos de novo o público-alvo a reduzir! Quem gosta, quem quer emagrecer, quem quer ser saudável e quem pode pagar por uma maionese magra mais gorda que a outra em termos “centimentais” (de cêntimos = €).
· Se calhar, esta publicidade tem um fim que não descortinei ao inicio da análise: aumentar o tempo ou só mesmo a variedade de anúncios que passam nos intervalos das novelas.


Prosseguindo o meu raciocínio:
Em 100 pessoas, 72 não notaram a diferença no gosto das maioneses (Logo, 28 pessoas notaram). Mas se a maionese não é um ingrediente consumido em grandes quantias e em várias refeições, como poderiam as 72 pessoas notar a diferença? Ou então, supondo que eu quero ser mais saudável, ou manter a linha ou emagrecer, adquiro um frasco de maionese magra e pertenço aos 28% de pessoas que notaram a diferença, e até nem gosto da maionese? Ou então, se for dos 72% que não sente a diferença e me questionar se não estarei a ser ludibriada, pagando e acreditando numa maionese mais saudável e estiver a consumir a mesma que antes, mas a um preço maior?


Se eu desenvolvi este vasto raciocínio, coloco agora duas últimas questões:
· Não é de pensar que todos os que gostam de maionese se tenham colocado também em pelo menos uma das questões que eu a mim própria coloquei?
· Será que estou a dar muita importância a este assunto?

4 comentários:

B disse...

Eu também NÃO GOSTO DE MAIONESE!!! LOL :/

Andre Vidal disse...

Acho que definitivamente estás a dar muita importancia ao assunto!
Afinal, qual é o mal de tentarem fazer produtos mais saudáveis? Até é bom.
Concordo contigo quando dizem que 72% das pessoas não notaram a diferença. Nota-se sempre a diferença. é como dizerem que a coca cola normal é igual à zero. é obvio que não é.
Gostei de te ver a escrever um texto diferente. Continua. Tem mais piada.
Beijinhos. Tenho saudades!

Ana Sanches disse...

apesar de tudo isto, a publicidade de agora (faça a expressão)pode parecer feita ao acaso (e se calhar é), pode te todas as suas desvantagens pelas demais razoes, no entanto, há algo que ela consegue fazer hoje em dia que até à relativamente poucos anos atrás não conseguia..."captar a atenção dos consumidores" e contigo funcionou muito bem...la la la la
parece q não mas é algo q cada vez mais acontece, publicidade estúpida mas q fica na nossa cabeça (por ser estupido) desenvolve a nossa capacidade critica e pior ainda falamos com os outros sobre ela...e no fundo cumpre-se assim o objectivo da publicidade.
o q acontece é q pessas q nao gostam de maionese, como ouviram falar sobre isto até q pensam em experimentar, esta pode ser diferente por ser magra...etc etc

mas centrado-me agora na autora...sim senhora gostei desta alteração no tema de escrita!


beijoca meu anjo!

Christiana disse...

Concordo com o comentário da Ana Sanches... E também gostei muito do texo, deu para rir...
Bjx Gosto muito de ti***